Nossa História

     Nunca foi novidade o fato de os estudantes sempre estarem envolvidos na estruturação da Escola Paulista de Medicina. Com o Departamento de Cultura Científica não foi diferente. O DCC surgiu em cinco de maio de 1937 graças ao apoio de professores e ao espírito virtuoso de acadêmicos que, no afã de realizar algo mais do que apenas seguir seus currículos, inauguraram uma história de trabalho, dedicação e abnegação. 

     Seus primeiros diretores foram os então acadêmicos Wladimir da Prússia Gomes Ferraz (Presidente), Arulemo Santos Novaes e Jair Xavier Guimarães (Secretários). O órgão iniciou seus trabalhos coordenando atividades extracurriculares como cursos e congresso acadêmicos. Pouco depois instituiu prêmios científicos como o Prêmio Pereira Barreto e também passou a organizar uma revista científica voltada para a divulgação de trabalhos produzidos por alunos da escola e por internos do Hospital São Paulo. A revista foi denominada Medicina e Cultura e teve o seu primeira edição publicada em janeiro de 1939.

     Quando de sua fundação, em 1937, o DCC era filiado ao Centro Acadêmico Pereira Barretto (CAPB), fato que persistiu até o ano de 2001. Com a criação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), se desvinculou do CAPB e  vinculou-se ao primeiro. No entanto, assim como as demais entidades estudantis da Universidade (AAAPB e o próprio CAPB)  o DCC possui autonomia em suas ações. Trata-se de um órgão independente com sua própria diretoria.

     Nossas funções e objetivos permanecem os mesmos de outrora. Entretanto, o órgão parece ter perdido muito espaço e importância em nossa atual Universidade. Muitos estudantes nem ao menos sabem o significado do DCC e somente recorrem a ele quando necessitam buscar certificados dos milhares de cursos que fizeram durante a graduação.

     Um órgão de tal magnitude e importância não pode simplesmente ser jogado de lado em uma instituição de tamanha importância como a Universidade Federal de São Paulo. Cabe a nós, estudantes, reestruturarmos o DCC e torná-lo novamente conhecido entre todos. Cabe a nós resgatarmos o espírito virtuoso daqueles que em 1937 buscavam sair do comum em busca de elevar ainda mais o nome de nossa universidade.

DCC - Gestão 2013 Dr. Elisaldo Carlini
  • Wix Facebook page

Gustavo Piva Vicentini

( Sherman )

EPM 79

Vitor Neves Sato

( Mary )

EPM 79

  • Wix Facebook page

Gabriela Andrade

( Gabi )

EPM 81

  • Wix Facebook page
  • Wix Facebook page

Luciana Di Giovanni

( LU )

EPM 80

  • Wix Facebook page

Marcelo Moraes Trincado

( Trincado )

EPM 79

  • Wix Facebook page

Caio Henrique Carvalho

( Caio )

EPM 81